Anasps participa de ato das mulheres contra a reforma da Previdência

PEC 6/2019 em análise no Congresso é prejudicial à classe trabalhadora

 

A manhã dessa quinta-feira (11) começou movimentada na Câmara dos Deputados. Centenas de mulheres, centrais sindicais e parlamentares se uniram em favor do Ato “Levante das Mulheres em Defesa da Aposentadoria.”

O texto enviado ao Congresso Nacional que propõe a reforma da previdência brasileira, é ruim para todos, mas é sem sombra de dúvidas pior para as mulheres.

A PEC 6/2019, não faz diferenciação de gênero na maior parte de suas disposições, mas exige mais sacrifício das mulheres do que dos homens. A proposta não considera a desigualdade real existente entre homens e mulheres, ignora as desigualdades de gênero que caracterizam o mercado de trabalho e as relações familiares no Brasil. 

Muitas mulheres entram mais tarde no mercado de trabalho porque priorizam cuidar da família e, com essa proposta metade delas não conseguirão se aposentar devido o aumento do tempo de contribuição.

O aumento da idade, proposto pelo governo para as poucas mulheres que conseguirão se aposentar, caso essa proposta seja aprovada, é cruel e desumana, pelo ponto de vista de que as mulheres têm dupla e muitas vezes tripla jornada de trabalho.

A Anasps esteve presente neste Ato se manifestando contra a reforma, bem como contra os pontos que prejudicam em especial as mulheres. 

Seguimos na luta levando a voz de nossos associados na defesa dos direitos já alcançados a duras custas. Juntos somos mais fortes.

 

*Colaborou Denise Cavalcante

 

Previdência Social