INSS é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados

Autarquia comemora 27 anos de existência

Byanca Guariz

Na manhã desta quinta-feira (29) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em comemoração aos seus 27 anos de criação. A sessão de comemoração foi solicitada pelos deputados Victório Galli e Gilberto Nascimento.

A abertura do evento seria feita com um discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não pode comparecer, mas encaminhou um texto que foi lido pelo presidente da sessão solene, deputado Victório Galli.

Em seu discurso Rodrigo Maia destacou a importância do instituto que há 27 anos proporciona saúde, segurança e um serviço de qualidade aos trabalhadores brasileiros. “Poucas entidades públicas conseguem destacar-se na prestação de serviços relevantes e complexos, e ao mesmo tempo estar próximas de cidadão para acolher e responder suas as demandas. Mas o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] é uma delas. E ao completar 27 anos de criação faz-se merecedor do reconhecimento e homenagem que essa casa agora lhe presta”, disse no texto.

O órgão, que está envolvido diretamente no atual debate sobre as novas mudanças nas regras da aposentadoria, é considerado uma das maiores autarquias do país por administrar, segundo dados do INSS, o pagamento de 5,3 milhões de benefícios, ser o responsável pela operacionalização da política previdenciária, além de “garantir proteção para hoje e para amanhã aos trabalhadores”.

O presidente da autarquia que esteve presente na solenidade. Leonardo de Melo Gadelha destacou a importância do órgão e dos trabalhos realizados. “Falemos então do que faz do INSS algo tão importante. Importante inclusive ao ponto de ser considerado um ícone da sociedade brasileira e ter o seu aniversário transformado em efeméride, comemorada em sessão solene na Câmara dos Deputados. Sem dúvidas a grandeza do instituto é em função da sua trajetória”, relatou.

Gadelha destacou ainda que durante essas quase três décadas a maior autarquia do poder federal se tornou na principal interface entre o Estado e do cidadão brasileiro. “Como consequência do compromisso de garantir proteção, por meio do reconhecimento de direitos, e promover o bem-estar social, o INSS se tornou esse colosso, que maneja atualmente 33.700 milhões de benefícios, tanto de natureza previdenciária, quanto assistencial, e por cujas 1.700 agências transitam mensalmente quase 4 milhões de cidadãos deste país ”, completou.

Ainda durante a sessão, o mais novo projeto da instituição foi apresentado: o INSS Digital – uma nova ferramenta, ainda em fase de implantação, 100% digital, que permite agilizar os serviços, tornando os atendimentos mais céleres, evitando o deslocamento dos segurados até uma agência do INSS. A expectativa é que em três anos, todas as agências estejam inteiramente digitais.

Nesses 27 anos o instituto vem trabalhando com foco na profissionalização da gestão, na melhoria das condições de trabalho para os servidores e na modernização de atendimento ao público. Além disso, o órgão investe na desburocratização dos processos de trabalho e na qualificação do atendimento prestado aos trabalhadores brasileiros.

O INSS

O INSS foi criado em 27 de junho de 1990 a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), antigo Ministério da Previdência Social (MPS).

 

Previdência Social