Eleições Gerais 2018

 

No último domingo (07), brasileiros de todos os estados foram as urnas eleger o novo presidente da República, 27 governadores, 54 senadores e 513 deputados federais.

Presidência da República:

A eleição será decidida em 2º turno, entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que conquistou 46% dos votos em 1º turno, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que teve 29,3% dos votos válidos.

Governadores:

Das 27 disputas, 13 já foram definidas em 1º turno (PR, ES, MT, GO, BA, AL, PE, PB, CE, PI, MA, TO e AC).

Dos 20 governadores que buscavam a reeleição: 7 já saíram vitoriosos em 1º turno (BA, AL, PE, CE, PI, MA e TO); 7 disputarão segundo turno (RS, SP, MS, SE, AP, AM e DF); e 6 foram derrotados (PR, MG, MT, RR, GO e RN).

Senado Federal:

Foi uma das maiores renovações já registradas na Casa (87%). Dos 33 senadores que disputaram reeleição, apenas 8 conseguiram renovar seus mandatos.

A fragmentação partidária também aumentou, saiu de 15 para 21 partidos. O MDB segue como maior bancada, seguido do PSDB, DEM, PDT e PP.

Câmara dos Deputados:

A renovação na Casa foi maior que a esperada, ficando em 47,3% – dos 444 deputados que disputaram a reeleição, 251 conseguiram renovar seus mandatos.

Já a fragmentação partidária também cresceu, passando de 25 para 30 partidos. O PT continuará sendo a maior bancada na casa, sendo seguido do PSL, PP e MDB.

Segue, em anexo, a relação candidatos eleitos para a Câmara e Senado, bem como quais os candidatos que não lograram êxito em suas reeleições e o tamanho das bancadas partidárias.

 

Previdência Social