CPI da Previdência deve começar as atividades

No final da tarde da última quarta-feira (19), o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), divulgou em plenário os nomes dos sete integrantes da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investigará as contas da Previdência Social. Com a leitura dos nomes, a CPI pode oficialmente ser instalada e iniciar as atividades.

Os integrantes escolhidos para compor a CPI são: O senador Paulo Paim (PT-RS), que teve a iniciativa de criar a CPI. Além dele, cinco parlamentares foram indicados pelos partidos: Hélio José (PMDB-DF), Rose de Freitas (PMDB-ES), Ataídes Oliveira (PSDB-TO), Lasier Martins (PSD-RS) e João Capiberibe (PSB-AP). Falta a escolha do representante do bloco moderador, composto pelos partidos PTC, PR, PSC, PTB e PRB.

A CPI foi criada para investigar a contabilidade da Previdência Social, a fim de esclarecer com precisão as receitas e despesas do sistema, bem como todos os desvios de recursos – sejam anistias, desonerações, desvinculações, sonegação ou qualquer outro meio que propicie a retirada de fontes da Previdência, focando não somente nos valores, mas também nos beneficiários desses desvios.

 

Previdência Social