Agenda da semana

A penúltima semana de março deve ser marcada pela intensificação, em todo o país, das articulações políticas visando às eleições gerais de outubro, com especial relevo para a repercussão no cenário nacional sobre a possível candidatura de Michel Temer à reeleição.

No Poder Executivo, Michel Temer participará da abertura do VIII Fórum Mundial da Água. Já o ministro Henrique Meirelles se reunirá com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G-20. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, por sua vez, poderá anunciar a nova taxa básica de juros.

Na Câmara dos Deputados, os líderes partidários poderão se reunir para definir as presidências das comissões permanentes. Na pauta de Plenário, os parlamentares poderão apreciar o projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e as urgências dos projetos da abertura de capital do setor aéreo/Lei Geral do Turismo e da reoneração da folha de pagamentos. Além disso, os deputados paraenses Edmilson Rodrigues (PSOL), delegado Éder Mauro (PSD) e Arnaldo Jordy (PPS) poderão protocolar requerimento solicitando a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o vazamento das bacias de rejeitos de mineração em Barcarena (PA).

No Senado Federal, o Plenário promoverá sessão temática destinada a debater sobre as chamadas “Fake News” e deverá retomar a votação de projetos da pauta de segurança pública.

No Poder Judiciário, destaque para o possível julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.645, que questiona o pagamento do auxílio-moradia aos membros do Ministério Público.

Previdência Social