Violência contra a mulher no Brasil é destaque em estudos

Nos primeiros meses de 2019 foram registrados 126 assassinatos

 

O número de casos de violência contra a mulher no Brasil tem crescido de forma alarmante. É o que aponta diversos estudos e levantamentos, nacionais e internacionais, realizados nos últimos anos.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) destacou, no início deste mês, que, em 2019, foram registrados pelo menos 126 assassinatos de mulheres no Brasil, além de 67 tentativas de feminicídio.

De acordo com levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), a cada dez feminicídios cometidos na América Latina e Caribe, em 2017, quatro ocorreram no Brasil. No ano base, de 2.795 de casos de mulheres foram mortas na região, 1.133 foram no Brasil.

O Atlas da Violência 2018, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicou uma possível relação entre o machismo e o racismo, demonstrando que a taxa de assassinatos de mulheres negras cresceu 15,4% na década de 2010 a 2016.

Nas últimas semanas, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alvez, afirmou que a implantação de políticas de proteção e defesa dos direitos da mulher é prioridade do governo. “Não pouparemos esforços no enfrentamento da discriminação e da violência contra as mulheres, sobretudo o feminicídio e o assédio sexual”, destacou Damares.

 

    

Previdência Social