Brasil teve 2° melhor desempenho em empreendedorismo

Dados da pesquisa feita pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que cerca de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora em 2018.  O levantamento foi realizado em 49 países, e no Brasil contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse foi o segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

Em 2018, a cada 5 brasileiros entre 18 e 64 anos 2 estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. A pesquisa mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%.

De acordo com o Sebrae, o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócios motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos (61,8%).

A pesquisa também mostrou um crescimento do público jovem, de 18 a 24 anos, entre os novos empreendedores. De 2017 para 2018, a participação subiu de 18,9% para 22,2% do total de empreendedores que iniciavam uma atividade empresarial, com negócios (formais ou informais) de até 3,5 anos.      

Previdência Social