Veterinários formados a distância não poderão atuar no país

Veterinários formados em cursos a distância não poderão exercer a profissão no país. As novas regras constam em resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A normativa também inclui punições para diretores, gestores e professores médicos veterinários que contribuírem para a oferta dos cursos a distância ou que ministrarem disciplinas nessa modalidade. A punição pode chegar até à cassação do registro do profissional.

De acordo com o conselho, os cursos a distância não têm a capacidade de ofertar formação de qualidade. Em nota divulgada, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, disse que o curso de medicina veterinária demanda inúmeras atividades práticas e de campo, cuja aprendizagem só ocorre por meio de aulas presenciais. Ressalta também que o aprendizado inadequado gera prejuízos à formação profissional e impacta diretamente os serviços prestados à sociedade. “Como órgão que fiscaliza o exercício profissional, queremos zelar pela qualidade do mercado de trabalho e pela saúde da população”, afirmou o presidente na nota.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), que representa as instituições privadas que ofertam cursos a distância, disse que irá recorrer da decisão pedindo que o CFMV revogue a resolução, caso não aconteça, o caso será levado à Justiça, de acordo com o assessor jurídico da Abmes, Bruno Coimbra.       

Previdência Social