STF julgará terceirização nesta quarta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF), decidirá o futuro da terceirização nas relações trabalhistas, nesta quarta-feira (9). O tema está na pauta de julgamento da Corte, onde os ministros decidirão sobre a possibilidade de se estender a terceirização em toda e qualquer atividade desenvolvida pelas empresas do setor privado.

O tema é um dos assuntos mais discutidos e polêmicos na Justiça e no mercado de trabalho. Hoje, a terceirização não é admitida nas atividades-fim das empresas.

Segundo o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, caso o STF admita todos os tipos de terceirização, a decisão poderá precarizar a situação dos trabalhadores terceirizados.

Ainda para Clemente, a intervenção sobre a terceirização deve ser feita pelo Legislativo. “Para que regularize uma legislação que proteja os trabalhadores e empresas. Assim não há precarização, nem ônus”, disse.

O que é? A terceirização é um processo pelo qual uma empresa deixa de desempenhar diretamente algumas atividades e contrata outra empresa para fazê-lo em seu lugar.

Previdência Social