Servidores do Banco Central aceitam proposta de reajuste

Servidores públicos do Banco Central (BC) aceitaram a proposta de reajuste salarial do governo federal para a categoria e devem encerrar a operação-padrão (procedimento que burocratiza o trabalho e impacta publicações do órgão) nos próximos dias. O acordo será fechado na mesa de negociação específica da categoria.

O reajuste será de 10,9%, a partir de janeiro de 2025, além de 10,9% em maio de 2026 no último nível da carreira de especialista, o que inclui técnicos e analistas. O acordo engloba também a mudança da nomenclatura do cargo de “analista” para “auditor” e aumento de 13 para 20 níveis de carreira.

No entanto, as reivindicações de exigência de nível superior para o cargo de técnico e a criação de uma remuneração por produtividade não foram aceitas pelo governo. Ainda que a proposta tenha sido aceita, algumas entidades revelaram “frustação” por considerarem que ela não resolve problemas apresentados.

Além disso, eles alegam que um ultimato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos de que a proposta apresentada seria a última, fez com que os servidores se mobilizassem em aceitá-la.

Previdência Social