Saiba como emitir o RG digital

Desde 1º de março de 2022, os estados brasileiros estão podendo emitir a nova carteira de identidade nacional, o RG digital. Por enquanto, as pessoas poderão optar por ter tanto a versão física quanto a versão online. O modelo atual terá validade da seguinte forma:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Os cidadãos adultos terão o prazo de 10 anos para utilizarem o RG atual, assim, o novo documento será obrigatório para este público apenas em 2032.

Vale destacar que diversos órgãos de identificação dos estados ainda estão em processo de adaptação para a emissão do novo documento. O prazo máximo estipulado pelo governo para que os órgãos de identificação estejam aptos à emissão do novo documento vai até 6 de março de 2023.

Sendo assim, até esse período de março do ano que vem, o cidadão que deseja emitir o novo RG deverá se encaminhar a um órgão de identificação do seu município como o Poupa Tempo ou Expresso Cidadão e perguntar se já estão emitindo o novo documento.

Caso o órgão já esteja emitindo o documento, o cidadão deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento para a emissão do novo RG.

Assim que o documento for emitido, a pessoa receberá uma informação para buscar o novo RG que será entregue em formato físico e também vai ser liberado acesso ao documento na versão digital.

Para acessar o documento na versão digital o cidadão deverá acessar a plataforma gov.br ou ainda baixar o aplicativo gov.br no celular.

*Com informações, Jornal Contábil

Previdência Social