Covid-19: Ministro da Saúde decreta fim do estado de emergência

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decretou o fim do estado de emergência sanitária nacional, devido à Covid-19. O anúncio foi feito neste domingo (17), e de acordo com o ministro ainda será editado, deixando claro o que irá mudar.

Para entendermos melhor o que significa este decreto, primeiro é preciso compreender o que significa esse estado de emergência. Quando há uma crise sanitária, como a Covid-19, os países podem declarar estado de emergência, possibilitando que medidas extremas sejam adotadas, como lockdown, ou agilizar liberações medicamentosas como a vacina e remédios vira oral, por exemplo. E pode ser revogado quando os dados apontam uma queda da doença.

Com o fim desse estado não sabemos ainda quais medidas serão definitivamente revogadas, já que o próprio Ministro ainda não anunciou tais mudanças. No entanto, especialistas já afirmam de forma veemente, que este não é o momento de tomar tais decisões, já que o aparente estado de queda pode ser revertido a qualquer momento. Importante lembrar que o Sars-Cov-2 é um vírus com alta capacidade de mutação e alta letalidade também.

Apesar do posicionamento oficial, é necessário confiar na ciência e na Organização Mundial de Saúde, pois a vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social são as chaves fundamentais que nos trouxeram até aqui.

*Com informações, G1

Previdência Social