Reforma da Previdência pode empobrecer interior

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (5), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que discutiu os impactos da reforma da Previdência sobre os trabalhadores rurais, representantes da categoria afirmaram que a reforma da Previdência é “incompatível” com a economia da agricultura familiar e gerará exclusão social, empobrecimento, desemprego em ambas as regiões do país, podendo contribuir para um novo êxodo rural.   

Para Edjane Silva, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o objetivo não declarado do governo é “desmontar” e não reformar o modelo de aposentadoria rural vigente no país.

A proposta do presidente Temer também foi muito criticada pelo economista do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Alexander Arbex, que entende que o governo ignora deliberadamente o teor de política pública redistribuída que a Previdência Rural possui, ficando exclusivamente no debate fiscal da forma “manipuladora”. As informações foram divulgadas pela Agência Senado.

Previdência Social