Próximos concursos do INSS podem ser de nível superior

Com um Concurso Público para o Instituto Nacional do Seguro Social a caminho, a autarquia já pensa nos próximos. E mudanças importantes podem ocorrer nos futuros certames, como a exigência de nível superior para o cargo de técnico do Seguro Social. A informação foi dada pelo ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (15).

O objetivo, segundo Oliveira, é usar a premissa de “investir nas pessoas” – o cargo de analista do Seguro Social já exige a formação superior. O ministro informou que 1,4 mil dos 14,5 técnicos do INSS não têm nível superior; a autarquia vem incentivando os servidores a ingressarem no curso superior, o que já foi feito por 1,1 mil.

O ministro reconheceu que as 1.000 vagas oferecidas não são o bastante, mas reiterou que se trata de “um início”. Jobson de Paiva Sales, diretor de Gestão de Pessoas do INSS, explicou que os aprovados serão locados em agências vinculadas às 97 gerências executivas; no momento da inscrição, os candidatos devem informar a gerência na qual pretendem concorrer.

A distribuição das vagas levou em consideração as agências com menos servidores, a quantidade de servidores em abono de permanência por região e a quantidade de servidores proporcionais à população. Espera-se que mais de 1,5 milhão de pessoas se inscrevam para este concurso.

Com informações do portal G1.

Previdência Social