Publicado! Edital do concurso do INSS é divulgado

Depois de muita espera dos concurseiros, finalmente saiu no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15) o edital de concurso do INSS 2022 com 1000 vagas de técnicos do seguro social. As inscrições devem ser feitas no período de 16 de setembro a 3 de outubro no site do Cebraspe. A taxa é R$ 85 precisa ser paga até o dia 21 de outubro.

Será permitido pedir isenção da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

A prova será realizada no dia 27 de novembro. A divulgação dos gabaritos oficiais, do resultado das provas e da convocação para avaliação biopsicossocial está prevista para o dia 22 de dezembro.

Os aprovados serão convocados conforme a classificação para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Isso quer dizer que, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

A prova objetiva terá a duração de 3h30 com 50 questões sobre conhecimentos básicos e 70 questões sobre conhecimentos específicos.

A prova objetiva terá conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. E conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.

Segundo o edital, a remuneração para os aprovados será de R$ 5.905,79 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A seleção oferece vagas para ampla concorrência e também garante reserva para autodeclarados negros (20%) e para portadores de deficiência (no mínimo 5%).

Ainda vale ressaltar que haverá também curso de formação, eliminatório e classificatório, em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, sendo em tempo integral, com trabalhos que poderão ser desenvolvidas de forma diurna e noturna. O candidato matriculado receberá auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo.

A avaliação do curso de formação será em prova objetiva, com 120 questões de certo ou errado, e de prova discursiva, sendo duas perguntas que exigem respostas discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, com o conteúdo ministrado.

A nota final no concurso será a soma da nota final das provas objetivas e da nota final obtida no curso de formação. Os candidatos serão listados em ordem de classificação por gerência executiva do INSS, conforme os valores decrescentes das notas finais no concurso.

Previdência Social