Presença feminina no serviço público aumenta, diz Ministério da Gestão

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou dados referentes à participação de mulheres na Administração Pública Federal. Alguns números apontam um aumento da presença delas nos últimos anos: entre 2018 e 2023, as mulheres ocuparam, em média, 53,6% das novas vagas no serviço público.

“A análise mostra que essa tendência de aumento na participação feminina se mantém por conta do ingresso de mulheres por outros processos seletivos, que incluem contratos temporários e programas de trabalho, como Mais Médicos e Residência Médica. Observa-se que em praticamente todo o período analisado, a presença feminina supera a masculina, alcançando seu patamar mais elevado em 2020, quando as mulheres representaram 61,3% do total de força de trabalho”, afirmou a pasta, em nota.

O MGI também destacou a evolução da escolaridade das mulheres na Administração Pública: como exemplo, o índice de mulheres com pós-graduação aumento de 30,2% em 2014 para 54,2% em 2022.

No entanto, ainda há alguns desafios a serem enfrentados: homens ainda são maioria no serviço público (58,4% contra 41,6% de mulheres em janeiro de 2024), em cargos de liderança (60% de representação masculina) e recebem remunerações maiores (mulheres recebem, em média 86,1% do salário dos homens).

A íntegra do estudo pode ser lida clicando aqui.

Previdência Social