Operação contra fraudes no seguro-defeso no Pará

A Polícia Federal em conjunto com a Assessoria de Pesquisa Estratégica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deflagrou ontem (13) a operação Caceia, com o objetivo o combate e repressão de fraudes no seguro-defeso (benefício pago ao pescador profissional na época em que a pesca é proibida). A ação aconteceu no município de Breu Branco e Tucuruí/PA.

Aproximadamente 140 policiais cumpriram 34 mandados judiciais em sete cidades do Estado, sendo 12 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva, nos municípios de Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí, Belém, Ananindeua e Cachoeira do Arari.

Segundo informou a Polícia Federal, dentre os alvos da operação estão representantes e funcionários de sindicatos e associações de pescadores, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, funcionários e donos de casas lotérica, além de uma vereadora.

A PF vem investigando o caso de irregularidade desde outubro de 2016 quando recebeu as primeiras denúncias de que representantes das colônias, sindicatos e associações cadastrariam para receber o seguro-defeso pessoas que não preenchiam os requisitos mínimos para adquirir o benefício.

 

Previdência Social