Número de atendimento pelo TeleSUS despenca

O número de atendimentos remotos e gratuitos por plataformas do TeleSus despencou em pleno avanço da covid-19. Segundo documentos internos obtidos pelo Estadão, o serviço de “busca ativa” de pacientes foi o mais atingido. Trata-se da modalidade em que o programa dispara milhões de ligações, guiadas por um algoritmo, para repassar orientações e questionar a população sobre sintomas da doença. Ontem, 1.199 novas mortes e 42.907 casos do coronavírus foram registrados no País.

No total, já são 69.254 óbitos e 1.759.103 infectados, segundo levantamento conjunto feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha de S. Paulo e UOL com as secretarias estaduais de Saúde.

Ampliado pelo Ministério da Saúde durante a pandemia, o TeleSus é acessado pelo telefone “136”, por um “chat” no site do governo federal ou em aplicativo para celular. Além desses serviços, há ligações feitas pelo programa. Segundo dados da pasta, foram 67 milhões de tentativas de contatos em abril e maio, por meio de todos os canais do serviço. Em junho, 7,1 milhões.

*Informações, O Estado de São Paulo

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