Ninguém quer a relatoria da reforma da Previdência

Deputados correm contra a relatoria da reforma da Previdência. Essa é a afirmação publicada hoje no jornal O Estado de São Paulo. Segundo o Diário, nenhum deputado quer assumir o desgaste político que essa discussão pode provocar, já que governo, parlamentares e sociedade estão longe de chegar a um consenso sobre as mudanças nas regras do sistema previdenciário.

Ainda segundo fontes do jornal, alguns deputados já foram procurados por governistas com a proposta de “tenho aqui a relatoria de sua vida”. Mas, diante do atual cenário composto por movimentos da sociedade civil que não aceitam a imposição de novas regras que dificultem a aposentadoria do trabalhador brasileiro, os deputados estariam correndo contra a relatoria da matéria – que propõe o aumento da idade mínima para aposentadoria, igualdade entre homens e mulheres, maior tempo de contribuição, entre outros… Ou seja, uma proposta impopular. A resposta de muitos parlamentares, ainda de acordo com o jornal, tem sido a mesma: “Só se for a relatoria do fim da minha vida”.

Um dos nomes que estaria sendo cotado para assumir tal posto seria do ex-ministro da Previdência, Reinhold Stephanes (que esteve à frente da pasta nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso), que está licenciado do mandato de deputado federal porque assumiu a secretaria de Administração do Paraná.

Previdência Social