MPT lança Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, na quinta-feira (25), o Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.  O projeto realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) permite consultas com diferentes configurações. Para se filtrar a pesquisa, poderão, por exemplo, ser aplicados filtros de área geográfica, faixa etária e ramo de trabalho.

O observatório tem como base repositórios públicos e oficiais, que integram o Sistema Estatístico Nacional. Nele constam resultados de levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das áreas de educação, saúde, trabalho, Previdência Social, Justiça e assistência e desenvolvimento social.

Segundo a procuradora do Trabalho, Patrícia Sanfelici, o observatório desvenda os números referentes ao trabalho infantil e, mais, atribui sentido a eles. Desse modo, facilitará a compreensão dos dados às pessoas que irão utilizá-lo.

“O observatório tem um grande feito, que é reunir todos os dados que já existem e já estão à disposição, porém esparsos e, por vezes, não estão postos de um modo tão facilmente assimilável”, explicou Patrícia Sanfelici, que também comanda a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT.

 

Previdência Social