Ministro defende plano popular para aliviar o SUS

Durante a Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu a criação de um plano mais popular, com custos menores, como uma alternativa para tentar aliviar os gastos do governo com o Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o ministro, a proposta que será enviada à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) consiste em oferecer planos de saúde com menos serviços ofertados do que o que foi definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), como também menor custo ao consumidor.   “O que estamos propondo é uma flexão para que possamos ter planos com acesso mais fácil à população e com cobertura proporcional a esse acesso”, afirmou Barros.

O mecanismo, de acordo com ele, pode ajudar a ampliar o grupo dos usuários de planos, reduzir a demanda no Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, os recursos necessários para a manutenção do sistema público.

O ministro destacou ainda que a proposta que deve ser levada para a aprovação da agência, resultaria na criação e oferta no mercado do que definiu como “plano de saúde popular”.

Previdência Social