Ministérios da Previdência e Desenvolvimento Social debatem modelo unificado de avaliação da pessoa com deficiência

Em reunião na última quarta-feira (24), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, debateram uma nova metodologia de avaliação da pessoa com deficiência, a ser usada no processamento de solicitações de benefícios.

“É um compromisso da atual gestão garantir a cidadania, principalmente na camada vulnerável do nosso povo. Através do atendimento humanizado, que ganhará ainda mais efetividade com o modelo unificado de avaliação, seguiremos viabilizando direitos fundamentais”, afirmou o ministro Lupi.

A abordagem biopsicossocial, vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência, considera aspectos biológicos, psicológicos e sociais, podendo ser executada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar em uma rede pública de âmbito nacional. O modelo será aplicado em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país.

“Atuamos juntos para encontrar mecanismo de estimular o trabalho e garantir, com isso, uma condição de ocupar as vagas existentes. É um estímulo para as pessoas com deficiência”, complementou o ministro Wellington Dias.

Previdência Social