MEI – O que fazer caso não tenha entregado a Declaração Anual?

Para quem atua em regime de Microempreendedor Individual (MEI), é necessário realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e informar os rendimentos referentes àquela empresa.

 

A data final para a declaração em 2022, com ano base 2021, foi no dia 30 de junho, mas, se você perdeu o prazo, não se preocupe, ainda é possível declarar os rendimentos, sob multa de 2% ao mês. Vale lembrar que, mesmo que a empresa não tenha obtido rendimento algum, é necessário realizar a declaração.

 

Como fazer?

 

Para realizar a DASN é muito simples. Existem duas formas, via site ou aplicativo.

 

Aplicativo MEI:

 

Através do aplicativo MEI é possível realizar a DASN de forma mais prática. Basta realizar o download do aplicativo na Play Store (Android) ou Apple Store (Iphone). Em seguida, já na página inicial, você encontra a sessão “Meu MEI” e a opção “Declaração Anual”. Por fim, é só clicar nesta opção, informar os rendimentos da empresa, responder algumas perguntas e seguir as orientações de direcionamento da plataforma para a entrega da declaração.

 

No Site:

 

Acesse a página da declaração no site da Receita Federal e realize seu login.

 

Informe o valor total de tributos recebidos em 2021 e responda aos questionamentos da plataforma (Por exemplo: se houve empregados naquele período e a receita referente ao tipo da empresa, caso não seja prestador de serviços). Após isso, confira as informações e clique em “transmitir”. Não se esqueça de guardar o recibo da declaração, bem como comprovante de pagamento das multas devidas.

 

*Com informações do portal de notícias G1.

Previdência Social