INSS: saiba como dar entrada nos pedidos de aposentadoria e auxílio

As novas regras de atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), implantadas no início do mês de julho, têm gerado dúvidas em aposentados e pensionistas sobre como realizar os pedidos de benefícios.

Os atendimentos presenciais nas agências voltaram em março, após o período de fechamento devido à pandemia de Covid-19, e devem ser agendados pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Após o agendamento, os beneficiários receberão uma senha e deverão comparecer ao posto do INSS, no dia e hora marcados.

Pelas novas regras, o atendimento sem agendamento prévio será apenas para orientações sobre os pedidos ou nas seguintes situações:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
  • Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
  • Recursos pedidos por empresas;
  • Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Informação ao cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico.

Atendimento presencial

Para ser atendido na agência, o segurado deve apresentar um documento com foto. A entrada de um acompanhante só é permitida para os segurados com deficiência auditiva. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de uma segunda pessoa.

Horário de atendimento

As agências devem funcionar por 12 horas diárias, mas o atendimento ao público funciona por 6h diárias, começando, geralmente, entre 7h e 8h da manhã. O horário da tarde será dedicado às perícias médicas agendadas.

*Com informações do portal Isto é Dinheiro

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