Maioria dos estados brasileiros está com dificuldade para pagar servidores

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), 20 Estados brasileiros enfrentam, desde o ano passado, dificuldades para honrar o salário de seus servidores. Algumas unidades da federação estão atrasando o pagamento, outras parcelaram os vencimentos e há casos até de redução da remuneração dos cargos comissionados.

A crise está afetando Estados de todas as regiões do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, foi um dos primeiros a atrasar os pagamentos, logo depois do Rio de Janeiro – que recebeu ajuda de R$ 2,9 bi do governo federal antes das Olimpíadas. Apesar disso, não conseguiu regularizar a folha de pagamento e agora pede novo socorro, aceitando inclusive intervenção federal.

Já em Roraima, há dois meses os servidores recebem os salários no dia 10 do mês seguinte e não no dia 30 do mês corrente, como era antes. Sem contar com vários outros Estados que enfrentam o mesmo problema.

É esperado reforço com recursos da repartição, que deverá ocorrer no dia 31 de outubro, para regularizar a data do pagamento. Além de toda essa dificuldade com a folha de pagamento mensal, alguns Estados tiveram dificuldades com o 13º salário. Foi necessário parcelar em três vezes ou mais o bônus salarial concedido aos servidores, que ainda não sabem se receberão a segunda parcela paga tradicionalmente em dezembro.

O dinheiro que deveria ser usado para cobrir o déficit nos Estados tem sido destinado a outros fins, dessa maneira causando o desequilíbrio nas contas e refletindo diretamente na dificuldade dos pagamentos, segundo a Secretaria estadual da Fazenda.

Previdência Social