Defasagem de servidores do INSS no RS é de 60%

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) presta serviços essenciais ao cidadão, como perícia médica domiciliar, hospitalar e em trânsito. Contudo, a falta de recursos humanos ao longo dos anos vem causando dificuldade a oferta dos serviços.

Conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Rio Grande do Sul (SindisprevRS), a defasagem de servidores é hoje de 60% no Estado. Esse quadro pode se agravar ainda mais com a perspectiva de que 30% dos servidores têm condições de se aposentar a partir de 2017.

Mas os aprovados no último concurso realizado para recompor o quadro da autarquia ainda não foram chamados. Esse ano foram 950 aprovados dentro das vagas ofertadas e 2.362 excedentes. A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento informou que não houve autorização para nomeações relativas ao concurso.

A regra para o concurso é de que os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital “serão nomeados ao longo do prazo de validade dos certames, dentro da conveniência da Administração Pública”. Sobre os questionamentos do número de vagas e defasagem de servidores no Estado e em âmbito nacional, informa que os dados são gerados de forma descentralizada pelo INSS.

Previdência Social