Lupi não garante fim da fila do INSS para este ano

Em entrevista à GloboNews, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não garantiu o fim da fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para este ano. No entanto, afirmou que o governo trabalhará na normalização do cenário: “Não consigo fila aceitável até o fim do ano. Fila não se resolve do dia para a noite. Meu prazo é de racionalidade e razoabilidade”.

Dentre as alternativas para diminuir a fila, está a criação de mutirões onde as filas de espera são maiores; segundo Lupi, os peritos responsáveis pelo andamento dos pedidos já estão sendo treinados. A região Nordeste deve ser a primeira a receber os mutirões, a partir do fim deste mês: “O maior gargalo é na perícia, principalmente no Nordeste. Há lugares que ficam a 300 km de uma agência. É nisso que o mutirão vai funcionar. Isso está sendo desenhado pelo departamento de perícia do INSS para impactar com força a diminuição da fila”.

Lupi também disse que dará maior transparência aos números da fila, classificando-as a partir de cada pedido, além das reincidências. O ministro também defendeu a informatização dos sistemas e o reforço do quadro de servidores e peritos.

*Com informações do portal G1

Previdência Social