Invasão em sistema do governo desviou dinheiro destinado a pagamento de servidores

Uma invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal, realizada nas últimas semanas, desviou recursos que seriam utilizados para o pagamento de servidores públicos federais. Segundo a Polícia Federal, parte das transferências foram bloqueadas a tempo.

O acesso teria sido feito por meio da credencial de servidores, seja por fraude ou clonagem das chaves de acesso. A PF, por outro lado, acredita que os funcionários públicos são vítimas e não fizeram parte do esquema. Eles serão ouvidos posteriormente.

“O episódio não configura uma falha de segurança no GOV.BR, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular, que já está sendo investigada pelos órgãos competentes. O ministério recomenda a todos os usuários que utilizem as ferramentas de segurança disponíveis no GOV.BR, como a validação em duas etapas e a gestão de dispositivos, que protegem a conta GOV.BR“, afirmou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio de nota.

Previdência Social