INSS insere mais de 10 milhões de eventos do eSocial no CNIS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concluiu, no início de maio, o processamento de 10 milhões de eventos previdenciários do eSocial que estavam retidos por apresentar alguma inconsistência cadastral. Os dados agora estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

De acordo com o coordenador-geral de Administração de Informações de Segurados, Roberto Dal Col, o atraso na migração dos dados não impediu o reconhecimento de direito a benefícios previdenciários requeridos no período.

O coordenador afirmou ainda que os trabalhadores com filiação “empregado” que não possuam remunerações no CNIS podem apresentar documentação complementar para comprovar o vínculo empregatício, bem como as remunerações. O trabalhador também deve apresentar declaração do empregador que comprove o período de trabalho e os números dos recibos das admissões e remunerações.

Se os eventos dos empregados ainda não estiverem aparecendo no CNIS, os empregadores podem enviar um e-mail para eventosretidosesocial@inss.gov.br com o número do recibo do envio de eventos periódicos ao eSocial e uma amostra do CPF de empregados para apuração da solicitação. O canal é para uso exclusivo de informações a respeito de eventos do eSocial não disponibilizados no CNIS.

 

eSocial

O eSocial é um projeto conjunto do governo federal, por meio do qual os empregadores comunicam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

 

Previdência Social