INSS informa que 200 pescadores solicitaram o seguro-defeso

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas, na primeira semana de abertura do seguro-defeso, 200 pescadores solicitaram pedidos para ter acesso ao benefício nas entidades de pescadores do Estado. É estimado que mais de 94,5 mil cidadãos receberão o benefício.

Os pescadores artesanais filiados a entidades representativas que firmaram acordo de cooperação técnica com o INSS, como associações, colônias e sindicatos, não precisam se deslocar até uma Agência da Previdência Social (APS) para requerer o seguro-defeso. O benefício pode ser solicitado, gratuitamente, na própria entidade representativa da categoria.

O pescador artesanal filiado faz o requerimento e apresenta a documentação necessária na entidade que enviará os requerimentos ao INSS para habilitação do benefício. Segundo o gerente Executivo do INSS no Amazonas, Clizares Santana, se os documentos chegarem ao Instituto até o dia 15 de novembro, todos os requerimentos serão processados em 30 dias. Uma equipe de 80 colaboradores – composta por servidores de Manaus e de outros Estados – tem capacidade de processar 5 mil requerimentos por dia.

Previdência Social