INSS implanta projeto-piloto para estender Central de Atendimento em Libras nas agências

A partir do dia 29 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantará um projeto-piloto para prestação de serviço para pessoas com deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Central de Atendimento em Libras (CAL).

Os locais escolhidos foram as Agências da Previdência Social (APS) Niterói Bairro de Fátima, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), e no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), no centro do Rio.

Entre os dias 22 e 26, uma equipe da central estará no Rio de Janeiro para treinamento dos servidores do INSS e sensibilização de gestores, além de visitas a entidades ligadas à comunidade das pessoas surdas. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Benefícios (Dirben).

“A Central de Atendimento em Libras é um projeto idealizado por vários servidores do INSS com o objetivo de promover a inclusão previdenciária da pessoa surda no INSS. Germinado há mais de dez anos, atualmente utiliza tecnologias da informação e comunicação para viabilizar o atendimento humanizado, acessível e efetivo à pessoa surda. Ela se torna uma realidade no Rio de Janeiro. O apoio dos gestores, em nível estratégico do INSS, transformou este sonho em realidade”, disse o coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios da Gerência de João Pessoa (PB), José Wilker, que estará no lançamento do projeto-piloto no Rio.

O atendimento nos dois locais selecionados ocorrerá às terças-feiras, onde quatro vagas por semana serão disponibilizadas. Será possível agendar o atendimento em Libras por meio da Central 135 ou presencialmente nas agências citadas.

Na data marcada o segurado será atendimento por um servidor treinado em Libras em sala com computador e câmara, por meio de videochamada. Atualmente, dez servidores de várias regiões estão aptos para fazer o atendimento desta forma.

“Projetos-piloto para atendimento de segurados surdos utilizando Libras são essenciais para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os cidadãos ao sistema de seguridade social. Ao oferecer suporte na língua de sinais, tais iniciativas promovem a igualdade de acesso aos serviços e fortalecem os laços de comunidade e respeito à diversidade”, completa o superintendente regional do INSS/RJ, Marcos Fernandes.

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