INSS firma acordo de cooperação com OAB

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para permitir que advogados realizem requerimento de serviços prestados pelo INSS na modalidade de atendimento a distância em nome de seus representados.

Poderão ser solicitados serviços como benefícios previdenciários e assistenciais, além do seguro-defeso do pescador artesanal, excetuados apenas os benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.

Para o presidente da OAB/DF, Délio Fortes Lins e Silva, a parceria com o INSS é importante também para fortalecer campanhas como o combate aos atravessadores, que, muitas vezes cobram por serviços gratuitos e colocam o trabalhador em risco de se envolver em atividades fraudulentas.

É importante ressaltar que a OAB e os advogados que fizerem adesão ao acordo não terão acesso aos sistemas corporativos do INSS de uso exclusivo dos servidores do Instituto, nem ao resultado de cruzamento de dados cadastrais.

 

  

 

Previdência Social