INSS define procedimentos para o pente-fino

Na próxima sexta-feira (26) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai definir os procedimentos e as agendas para revisão dos benefícios por incapacidade concedidos há mais de dois anos. O objetivo do atual governo é cortar em pelo menos 30% a despesa mensal gasta com esses benefícios.

Até a quinta-feira (25) o instituto vai receber as inscrições dos médicos peritos que vão participar do programa. Para incentivar a adesão da categoria, o governo oferece um bônus no valor de R$ 60 reais por cada perícia realizada. De acordo com o governo, o valor do bônus foi decidido a partir do que é pago aos médicos credenciados por operadoras de planos de saúde. O benefício tem validade de até dois anos, ou até não haver mais benefícios sem perícia.

Entre os 1,6 milhão de auxílios pagos atualmente pelo INSS, cerca de 840 mil são pagos há mais de dois anos, parte deles concedidos por decisão judicial após terem sido negados pelos médicos peritos do Instituto.

O pente-fino vai ocorrer em todo o país, especialmente em casos que o benefício foi concedido por decisão judicial, sem datas de cessação do pagamento.

Previdência Social