Governo não sabe se tabela do IR terá reajuste

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou que o governo ainda não tomou uma decisão sobre quando será feito o reajuste da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). O ministro disse, após participar de um encontro com investidores em São Paulo, nesta quarta-feira (22), que a Fazenda ainda está avaliando os impactos de um reajuste na arrecadação para decidir que tipo de reajuste será concedido.

Em 2016 não houve nenhuma correção pela inflação na tabela do Imposto de Renda, então os brasileiros pagaram mais imposto no ano passado em comparação com 2015 e estão pagando ainda mais em 2017. Sem correção há mais de 1 ano e com sucessivos ajustes abaixo da inflação nos anos anteriores, a tabela do IRPF acumula uma defasagem de 83,12% desde 1996, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal.

No fim do ano passado, o governo informou que tinha a intenção de corrigir a tabela do IR em 5% em 2017, o que, caso seja implantado, valerá para a declaração do IRPF de 2018, referente ao ano-base 2017

 

Previdência Social