Deputado compara mudanças nas regras do BPC à Lei dos Sexagenários

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) comparou, nesta quarta-feira (22), as mudanças nas regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à Lei dos Sexagenários, que em 1885 libertou escravos com mais de 60 anos. Carvalho afirmou que, assim como os escravos dificilmente chegavam àquela idade para usufruir do benefício, os idosos que não têm renda suficiente para sobreviver não atingirão a idade de 70 anos.

O petista afirmou, em tom de ironia, que muitos comemoravam a Lei dos Sexagenários como um avanço e conquista. Hoje, o auxílio de salário mínimo é pago para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar, porém a intenção do governo é elevar a idade mínima para 70 anos e desvincular o valor do benefício do salário mínimo, permitindo que o pagamento seja menor.’

O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência, admitiu que é sensível aos argumentos e disse que esse tema é o que mais incomoda na Proposta de Emenda à Constituição. O parlamentar garantiu que levará em consideração as criticas à manutenção do BPC na reforma.

 

Previdência Social