Governo apresenta temas para o debate sobre a previdência

ANASPS URGENTE 76

FÓRUM: Governo apresenta temas para o debate sobre a previdência
Apresentação aos integrantes do colegiado trata de demografia, financiamento e regras de acesso

Publicado: 17/02/2016 16:49, Última modificação: 17/02/2016 19:15

Apresentação aos integrantes do colegiado trata de demografia, financiamento e regras de acesso. Fotos: Erasmo Salomão/MTPS. Mais Fotos

Da Redação (Brasília) – O Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social passará a debater temas específicos relativos à situação atual da previdência brasileira e à sustentabilidade do modelo no longo prazo com o objetivo de apresentar propostas para aperfeiçoamento do sistema.

Demografia, financiamento, regras de acesso, além da convergência dos regimes previdenciários estão entre os temas que foram apresentados pelo secretário especial da Previdência Social, Carlos Gabas, na reunião do Fórum, nesta quarta-feira (17), no Palácio do Planalto. Confira aqui a apresentação dos assuntos propostos.

Na reunião, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, apresentou o conjunto de medidas que estão sendo tomadas pelo governo para a retomada do crescimento. Barbosa abordou, também, temas específicos da previdência que impactam na sua sustentabilidade. A apresentação do ministro pode ser acessada clicando aqui.

APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DA FAZENDA, NELSON BARBOSA

Estratégia de Política Econômica

Completar as medidas de ajuste fiscal e iniciar um processo de reforma fiscal;

  • Estabilizar e recuperar o nível de renda e de emprego com:
  • incentivo ao investimento e às exportações; e
  • reformas institucionais para aumentar produtividade.

 

DESAFIOS DA DEMOGRAFRIA

  • O processo de envelhecimento populacional exige um aperfeiçoamento das regras previdenciárias para fortalecer a sustentabilidade do sistema de seguridade social.
  • É importante realizar esses aperfeiçoamentos agora de forma gradual, evitando que no futuro as mudanças tenham que ser abruptas.
  • Qualquer mudança deve respeitar os direitos adquiridos e ter impactos graduais e crescentes sobre o resultado da previdência e da economia.

APRESENTAÇÃO DO SECRETÁRIO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, CARLOS EDUARDO GABAS.

PREVIDÊNCIA: UMA AGENDA PRÓ-CRESCIMENTO

– Para estabilizar a economia no curto prazo é indispensável adotar reformas de longo prazo.

– A garantia da sustentabilidade da previdência melhora as contas públicas no futuro, o que tem impacto imediato na economia.

– A melhora das expectativas fiscais reduz a volatilidade cambial, possibilita a queda das taxas de juros de longo prazo e incentiva o investimento e a geração de emprego.

Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social
Brasília, 17 de Fevereiro de 2016.

 

Pirâmides Etárias: 1990 / 2010 / 2030 / 2060

 

Previdência Social