Gastos com a Previdência superam investimentos em infraestrutura

De acordo com o economista, ex-pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ex-diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Tafner, os gastos crescentes com a Previdência Social superam os investimentos em infraestrutura. Considerando dados deste ano, os custos com o pagamento de aposentadoria por tempo de serviço, por exemplo, equivalem a 13 vezes o gasto com infraestrutura de transporte no Brasil.

Já os pagamentos das aposentadorias por idade, segundo o economista, equivalem a sete vezes o investimento no programa Minha Casa, Minha Vida. O gasto com a aposentadoria rural é 50 vezes maior do que a despesa com saneamento, e o valor total das pensões por morte é igual a todo o gasto com saúde no país, de acordo com Tafner.

Em uma palestra hoje (31) na Associação Comercial de São Paulo, o economista defendeu mudanças tão esperadas na Previdência Social, como a redução e até extinção de aposentadorias especiais para professores e policiais militares, que têm regras diferentes das demais categorias. “Eles estão impactando enormemente a despesa previdenciária nos estados. Só que a legislação é federal e os governadores são vencidos, não podem fazer nada”, concluiu.

Previdência Social