Sistema de previdência de Cabo Verde pode entrar em colapso em 30 anos

A evolução da dívida contributiva é uma ameaça para o sistema de proteção social em Cabo Verde. O alerta é do presidente do Instituto Nacional de Providência Social (INPS), José Augusto Fernandes, que defende a necessidade de alinhar reformas para se garantir a sustentabilidade do sistema.

Segundo o presidente, a Agência Cabo-Verdiana de Notícias (Inforpress), após a abertura da conferência subordinada ao tema “Os cuidados de saúde e a sustentabilidade do sistema de segurança social”, enquadrado no 25º aniversário do INPS, que decorre na Cidade da Praia, sob o tema “Proteção social – o nosso compromisso”.

O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, entende que o país só será desenvolvido se toda a população estiver coberta pela Previdência Social. Por isso, ele afirma que é preciso, em sede de concertação social e no Parlamento, fazer um debate profundo para encontrar caminhos que não leve a piora da situação econômica e financeira das empresas, mas que também não ponha em risco a sustentabilidade do sistema de previdência social.

Previdência Social