Acidentes de trânsito causam impacto na Previdência

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e um estudo solicitado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social à Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, tendo homens como 80% do total de óbitos.

“Esse é um problema mundial, mas no Brasil há uma alta frequência, alta gravidade e atinge mais os jovens; isso gera um grande impacto na Previdência Social, pois, em função de algum grau de incapacidade, receberão benefícios por um longo período e deixarão de contribuir para o sistema”, afirmou o diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional (DPSSO), Marco Pérez.

O estudo foi apresentado durante uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Dados da pesquisa apontam que o Brasil está em 5º lugar em número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. Apesar de ter apresentado uma queda a partir de 2010, o país ainda mantém uma média de aproximadamente 40 mil mortes por ano. O acidente com motocicleta é a primeira causa de óbitos no país, sendo que a região Nordeste concentra o maior número de ocorrências.

Previdência Social