FGTS Digital entrará em operação a partir desta sexta-feira (1°)

Em evento na última terça-feira (27), em Brasília, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou o início das operações do FGTS Digital para esta sexta-feira (1°). Além do ministro Luiz Marinho, também estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, Serpro, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Segundo Marinho, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço autorizou a alocação de R$ 183 milhões para a implementação do sistema: “Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. Além do mais, o novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais incorridos pelo Fundo de aproximadamente R$144 milhões por ano”, completa.

A pasta defende que o modelo aperfeiçoará a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos. Algumas vantagens citadas foram o ganho de tempo, a automatização de informações, a substituição do PIS pelo CPF e a adoção do Pix como método de pagamento, além do aumento da Rede Arrecadadora.

Previdência Social