Entre as declarações de imposto de renda de pessoa física entregues, 41,7% delas utilizaram a forma pré-preenchida

A Receita Federal divulgou que 41,7% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), mas para utilizar o serviço é necessário ter as contas Ouro ou Prata do GOV.BR. Até o momento, já foram entregues cerca de 14,4 milhões de declarações, segundo painel da Receita Federal. O prazo final vai até 31 de maio.

Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário baixar o aplicativo GOV.BR, por meio da loja de aplicativos do seu telefone. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.

O governo espera um crescimento desse serviço pelos contribuintes. Em 2022, 41,7% dos declarantes tinham conta nesses níveis. Esse número passou para 68,6%, em 2023, e subiu ainda mais em 2024, chegando a 75,2%. Os contribuintes do Distrito Federal são os que mais estão utilizando o serviço. Até o momento, 53,4% das declarações entregues na unidade da federação foram nesse formato.

Previdência Social