Dweck promete reajuste de 19% até fim do governo Lula

Em entrevista ao programa “Bom dia, ministra”, da EBC, na última quinta-feira (11), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo federal pretende conceder um reajuste acumulado de 19% na remuneração dos servidores públicos federais até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O que a gente tem pactuado inicialmente dentro do governo? Que, além dos 9%, a gente garantiria mais 9%, 4,5% e 4,5% ao longo do mandato do presidente Lula, garantindo, para todo mundo, no mínimo, 18%. Na verdade, é 19%, porque como você acumula um aumento em cima do outro, o aumento seria 19,03%, que é acima da inflação do período, então, por isso, ninguém teria perda ao longo do mandato do presidente Lula”, declarou a ministra.

Ela reforçou o posicionamento de que o espaço orçamentário de 2024 não permite um reajuste para servidores além dos benefícios, e condicionou a questão ao aumento linear de 9% concedido no ano passado.

“O orçamento de 2024 ainda está sendo impactado pelos 9% do ano passado, já que ele não foi dado num ano cheio. Ele foi dado só a partir de maio, pago em junho. Então, o impacto dele foi muito forte no Orçamento deste ano. A gente conseguiu mais um espaço orçamentário, que a gente concentrou em benefícios”.

Em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada na última quarta-feira (10), o governo confirmou a entidades representativas do serviço público que não concederá nenhum reajuste linear este ano, e que aumentos salariais são definidos em mesas de negociações específicas.

Previdência Social