Concurso Nacional Unificado: todos os aprovados terão que fazer curso de formação, diz Dweck

Em entrevista ao programa “Bom dia, ministra”, da EBC, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que todos os aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) terão de passar por um curso de formação, mesmo em vagas que não tinham a previsão da etapa no cronograma inicial.

“A gente vai fazer um curso de formação para todo mundo que está entrando agora. Estamos montando junto com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) um curso de formação para todo mundo com cinco grandes blocos com o que a gente acha o que os servidores precisam saber ao entrar”, disse.

Para Dweck, é importante que todos os novos servidores entendam, desde o início, o papel que terão ao servir a população. Cada um dos cursos terá adaptação conforme o ministério envolvido. Ao todo, serão 6.640 vagas, distribuídos entre 21 órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

A intenção é que parte dos candidatos tome posse em 5 de agosto e realizem o curso ao mesmo tempo. Os outros deverão assumir seus cargos somente em 2025.

Previdência Social