Bancos suspendem oferta de consignado do INSS após redução dos juros

Ao menos oito instituições financeiras anunciaram a suspensão da oferta de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a aprovação do corte da taxa de juros da modalidade, de 2,14% para 1,70%, pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na última segunda-feira. A proposta partiu do Ministério da Previdência Social.

Os bancos Bem Promotora, Bradesco, C6, Daycoval, Itaú, Mercantil do Brasil, PagBank e Pan já não oferecem mais o crédito; os estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também anunciaram a suspensão na última quinta-feira (16).

Os argumentos são de que, com a redução do crédito, a margem de lucro nos bancos com a operação ficou negativa. Com isso, os aposentados e pensionistas podem ser obrigados a procurar linhas de crédito mais caras – vale lembrar que 42% dos contratantes do consignado do INSS estão negativados, o que dificultaria a aprovação.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que “Os bancos que ofertam o consignado não reportaram à Febraban a suspensão da linha. Como essa decisão não é uma iniciativa setorial, cada banco tem sua política comercial de concessão de crédito, não cabendo reportar à Febraban as linhas que concedem ou deixam de conceder”.

*Com informações do jornal O Globo e O Estado de S. Paulo

 

Previdência Social