Aposentadoria precoce enfraquece crescimento no país

Uma reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, aponta que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de forma rápida nos últimos 15 anos, do que a idade média de aposentadoria.

Os brasileiros que se aposentam mais cedo do que cidadãos de países de renda parecida, como mexicanos e chilenos, podem enfraquecer a capacidade do país de crescer.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a idade média de aposentadoria no Brasil não chega há 60 anos. Isso ocorre porque muitos trabalhadores optam por deixar o mercado de trabalho assim que completam o tempo mínimo de contribuição à Previdência, apesar de terem condições de saúde e disposição para seguirem ativos.

No ano passado, mais de 30 mil brasileiros se aposentaram por tempo de contribuição. As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que cerca de um terço dos brasileiros que tinham 59 anos de idade em 2014 estavam aposentados.

A definição de uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria no Brasil é a principal mudança prevista pelo projeto de reforma da Previdência que o presidente Michel Temer promete apresentar ao Congresso até o fim deste mês. A proposta é a peça fundamental do projeto de Temer para equilibrar as contas públicas e recuperar a economia.

 

Previdência Social