Nova contribuição para o INSS

A reforma da Previdência Social que está sendo proposta pelo governo Michel Temer, possibilitará a quem já é aposentado, receber um benefício maior, considerando contribuições feitas após a concessão da aposentadoria, criando uma espécie de desaposentação (ou seja, a troca de benefício por outro mais vantajoso).

A proposta que será enviada ao Congresso, também vai permitir que os trabalhadores que ganham acima do teto (R$ 5.189,82) tenham um valor similar aos que recebem em atividade.

Esse mecanismo é parecido com o que o governo implementou para os servidores que ingressaram no serviço público a partir de 2013. Para ganharem o mesmo salário quando se aposentarem, terão que contribuir para um fundo de previdência. Do contrário ficarão limitados ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre as propostas que estão sendo desenhadas estão, regra de transição, idade mínima para a aposentadoria, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Além disso está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural.

 

Previdência Social