Economia brasileira apresenta sinais de recuperação

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, afirmou que a expectativa de queda de inflação e do Risco Brasil, aliadas a retomada de confiança de empresários e consumidores são sinais de que a economia brasileira começa a se recuperar. Essa afirmação foi dada durante a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, para debater o Projeto de Lei Orçamentária de 2017 (PLOA).

O ministro relatou ainda, que essa melhora foi observada na elaboração do orçamento de 2017, que prevê o crescimento de 1,6% no Produto Interno Bruto (PIB).

Durante a comissão, Oliveira defendeu mudanças na alocação de recursos orçamentários para reduzir desequilíbrios. “Hoje 60% dos recursos do orçamento anual são destinados ao pagamento de aposentadorias e benefícios e apenas 3% são para investimento”, disse.

A expectativa prevista no PLOA é que o resultado primário do governo central irá registrar déficits de R$ 139 bilhões e de R$ 79 bilhões, em 2016 e 2017, respectivamente, e conseguirá se equilibrar em 2019. “Isso mostra que temos a necessidade de um ajuste fiscal gradual e contínuo para equilibrar o orçamento federal”, relatou.

 

Previdência Social