Ano II, Edição n.º 23

SÃO PAULO – A diretora estadual da ANASPS/SP, Maria Alice Cristina Catunda de Amorim, recebeu o ofício nº 595/01, de 19.09.2001, do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, SP, Luciano Batista, informando que foi aprovado Requerimento do vereador Carlos Santiago, apoiando a greve dos servidores previdenciários por reajuste de salári0s , com oficios ao Presidente da República e ao presidente do INSS, “solicitando dignem-se estudar uma forma de atender às justas reivindicações dos servidores da previdência”.
Esta foi a segunda manifestação de Câmara de Vereadores, apoiando o nosso movimento de aumento de 75,48%.
Antes, a presidente da Câmara Municipal de Santa Barbara d’Oeste, vereadora Maria José Cadeval dos Santos Mano, nos enviara cópia da moção do vereador Gilmar Vieira da Silva de apoio à greve dos previdenciários, iniciada em 08.08.2001 pelo aumento de 75,58%, pela criação do Plano de Carreira, da GDAP, pela manutenção do PCCS, da GAE e dos planos econômicos. A Câmara se solidarizou com a greve e foi dada ciência da moção ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves, bem como aos líderes das bancadas na Câmara dos Deputados.
Agradecemos os apoios recebidos, que revelam a compreensão da comunidade do interior de São Paulo às nossas reivindicações.
 

PARANÁ 1 – A ANASPS/PR já obteve a liberação da Secretaria do Estado do Trabalho para a realização do Projeto de Empregabilidade no Setor Público, desenvolvido pela FUNPREV. Aguardamos apenas o término da greve para a viabilização das turmas. A proposta inicial aprovada é para a realização de uma turma por Gerência Executiva, reunindo aproximadamente 25 servidores.
Ainda este mês estarão sendo disponibilizadas pelas universidades em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho os cursos de curta duração. Mediante solicitação da ANASPS/FUNPREV estão sendo ofertadas vagas de cursos para os servidores do INSS do Panará, associados da ANASPS tanto na capital quanto no interior.

PARANÁ 2 – A ANASPS/PR convidando para o IV Encontro dos Servidores da Previdência Social do Paraná, que se realizará nos dias 26,27 e 28 de outubro em Cornélio Procópio, no Hotel Aguativa Resort, com o tema geral: “Os Anos Dourados”. A diretora estadual da ANASPS/PR, Marilia Luzia Martins Dias, aguarda um grande comparecimento.

SANTA CATARINA 1 – O deputado estadual Paulo Bornhausen, presidente do Diretório Estadual do PFL de Santa Catarina, enviou comunicação à ANASPS/SC apoiando a proposta de criação do Plano de Carreira e da GDAP.

SANTA CATARINA 2 – A ANASPS/SC está apoiando o VIII Encontro dos Servidores do INSS que acontecerá nos dias 28 e 29.10 na EFAPI, em Chapecó, que tem tudo para ser um retumbante sucesso. A ETAPI é um dos maiores Parques do Velho Oeste catarinense. Os encontros anteriores em Rio do Sul, Porto União, Brusque, Mafra, Criciuma, Joinville e Florianópolis, foram muito animados.
.
MINAS GERAIS -A ANASPS/MG participou do IV Curso de Formadores em Previdência Social , realizado na Gerência Executiva em Uberlândia, no período de 18 à 20/09/2001.
GREVE – A greve dos servidores do INSS, no Estado de Minas Gerais, teve uma adesão de 95% dos servidores.
POUSADA EM ARRAIAL DO CABO – A Pousada Enseada das Orcas, situada em Arraial do Cabo-RJ e conveniada Anasps/MG informa que já está com a tabela de preços para os pacotes dos feriados de Proclamação da República, Finados e Reveillon. Informações e reservas pelo telefone: (24) 2622-1737, ou pelo e-mail: eorcas@mar.com.br, home page: www.mar.com.br/eorcas.
CONTATOS MANTIDOS – A Diretoria da ANASPS/MG esteve em Brasília para obter apoios dos aprlamentares mineiros à proposta da criação do Plano de Carreira elaborado pela ANASPS para os previdenciários. Fomos recebidos pelos deputados Aécio Neves, presidente da Câmara, Aracely de Paula, Bonifácio Andrada, Elias Murad, Eliseu Resende, Helio Costa, Ibrahim abi Ackel, Jaime Martins, José Militão,Marcio Reinaldo Moreira, Maria Elvira, Maria Lucia Cardoso, Odelmo Leão, Vitorio Meggioli, Ronaldo Vasconcellos o que mais apoiou, senadores: Arlindo Porto., José de Alencar e Francelino Pereira.

ESPIRITO SANTO – A ANASPS/ES informa que em 27/09/2001, foi realizada reunião no auditório do INSS, em Vitória, presentes 47 servidores. Nessa ocasião, entre outros assuntos, relatamos todo o trabalho realizado em Brasília nos dias 17 a 21/09/2001, com o objetivo de sensibilizar nossos parlamentares da importância da criação e estruturação de Carreiras de Analista Técnico Previdenciário e a instituição de Gratificação de Desempenho de Atividades Previdenciárias – GDAP. Nossa finalidade é de estabelecer um reordenamento mais racional e mais equilibrado dos vencimentos dos servidores previdenciários, compatibilizando adequadamente a natureza, a complexidade e a responsabilidade das tarefas exercidas com os patamares mais elevados de remuneração hoje atribuídas aos cargos das novas carreiras do Governo Federal.
Estivemos nos gabinetes de todos os Deputados e Senadores do Espírito Santo. Pessoalmente falamos com o Deputado Federal José Carlos da Fonseca, que nos recebeu, ouviu nossas reivindicações e disse que poderíamos contar com o seu apoio. Estivemos, também, com a Deputada Federal Rose de Freitas, líder do Governo, que também ficou de marcar uma audiência com o Ministro da Previdência Social , buscando uma solução para os nossos problemas.
O Deputado Feu Rosa, através de seu Chefe de Gabinete, Sr. Ferreira, ofereceu-nos apoio e solicitou-nos que lhe encaminhasse subsídios para que o deputado pudesse fazer um pronunciamento em favor de nossa categoria, o que prontamente atendemos. Recebemos cópia do discurso por ele pronunciado.
Nos demais gabinetes, embora não tenhamos falado diretamente com os parlamentares, deixamos nossas propostas com os chefes dos gabinetes e voltamos a reforçar nossas reivindicações por telefone.
Esperando estar agindo de conformidade com os anseios de todos os colegas, continuamos a manter contatos com nossos parlamentares na expectativa de recebermos mais apoio e de forma mais explícita como a do Deputado Feu Rosa.

RIO DE JANEIRO 1 – A ANASPS/RJ está distribuindo o ANASPS/RJ INFORMA, BOLETIM de julho/agosto, com o artigo “Humilhação ou Deboche” a proposta de aumento salarial de 3,5% para os servidores em 2002. Há textos de Salomão Schor, Fernando Malta, Gesner Garcez e padre Tercílio Carline. Há informações sobre os convênios da ANASPS/RJ especialmente o firmado mais recentemente com o SESC.

RIO DE JANEIRO 2 – A ANASPS/RJ está concentrando suas atenções para o grande evento programado para o mês de dezembro, o 1º ENCONTRO ANASPS/RJ, que será uma grande festa de confraternização da comunidade da ANASPS. Informações poderão ser obtidas por fax, telefone e e-mail. As inscrições serão encerradas dia 15.11.

CEARÁ – Os gerentes executivos do INSS em Fortaleza, Antonio Maia, e em Sobral, Ronaldo Santos Alves, que estiveram em Brasilia a serviço, participando de curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, realizado pela ENAP, atenderam ao apelo da ANASPS/CE e aproveitaram a oportunidade para acompanhar o senador Lucio Alcântara (PSDB_CE) e o deputado Antonio Cambraia (PSDB_CE) na entrega ao ministro da Previdência, Roberto Brant, do Plano de Carreira dos servidores previdenciários, elaborado pela ANASPS, por solicitação do presidente do INSS, Fernando Fontana. Na oportunidade, o senador e o deputado manifestaram integral apoio à iniciativa, tendo o ministro afirmado que está disposto a aprovar o Plano de Carreira e implanta-lo, até fevereiro de 2002. Sobre o PCCS, assinalou que manterá o pagamento aos servidores que tiverem ações transitadas em julgado e que estejam em situação regular. Os dois gerentes estiveram igualmente com os senadores Sergio Machado e Luis Pontes e com os deputados Rommel Feijó, Marcelo Teixeira, Arnon Bezerra, Vicente Arruda, Almeida de Jesus, Anibal Gomes, Chiquinho Feitosa, Eunicio Oliveira, José Linhares, Leo Alcantara, Manoel Salviano, Nelson Otoch, Raimundo Gomes de Matos, Inácio Arruda, Sergio Novais, Pimentel Gomes, Adolfo Marinho,. Roberto Pessoa e Pinheiro Landim (PMDB_CE) que lhe comunicou que, a partir de agora, a criação do Plano de Carreira dos Servidores do INSS será bandeira do PMDB do Ceará e que pretende obter apoio da Presidência do Partido e das lideranças no Senado e na Câmara para sua aprovação.

RIO GRANDE DO NORTE
 – ANASPS/RN relaciona seus eventos:
Coral Vozes do Potengi – no mês de outubro o Coral Vozes do Potengi da Anasps , apresentou-se no café da manhã na GEXNatal, em apoio a Greve dos Previdenciários. O Coral Vozes do Potengi participará do I Festival Nacional de Corais de Empresas – FENACE, no período de 01 e 03.11.2001, em Recife / PE.
Esporte é Saúde – Através de convênio, a Anasps está incentivando a prática de futebol Mini-campo, para todas os sócios e familiares. Os treinos acontecem as sexta-feiras no campo do Posto Monte Belo, das 16:00 às 17:30 horas .
Internet o mundo em suas mãos – continuamos cadastrando e-mails dos servidores do INSS em todo o Brasil. Já são 1.500 e-mail’s cadastrados. Transmitimos os informes do INSS, FUNPREV, GEAP, ANASPS ON LINE, ANASPS BRASIL, Informes da GDAT,. É a forma mais rápida de contato com colegas previdenciários.
ANASPS – FARMÁCIA AMIGA – Os sócios da ANASPS podem adquirir os medicamentos de uso contínuo com até 50% de desconto e com pagamento para 30 dias.
ANASPS / FUNPREV / SENAC
É um grande sucesso a 1º turma do Curso de Inglês para os sócios da Anasps, que tem parceira com o SENAC. O Sócio pode ter 15% de desconto nos diversos cursos promovidos pelo SENAC, tanto na capital como no interior.
ANASPS / FUNPREV / SESC
Cerca de 1200 sócios e dependentes já possuem a carteira do SESC, onde podem desfrutarem das diversas atividades realizadas pelo SESC; tais como: hidroginástica, futebol de campo e salão, judô, ginástica, musculação, natação, basquete, almoços, encomendas de tortas e salgados, biblioteca, cursos de trabalhos manuais, exposições, palestras preventivas, educação infantil e adulto e um excelente balneário para os fins de semana com a família previdenciária.
ANASPS / FUNPREV / SESI
1 . ATIVIDADES:
Os Sócios da Anasps no Rio Grande do Norte, já podem desfrutar dos serviços do SESI – As atividades de esporte e lazer desenvolvidas pelo SESI contribuem para melhor a qualidade de vida dos trabalhadores e elevar a produtividade das empresas. São momentos onde os funcionários relaxam e se divertem, aliviando o stress diário sob a orientação de professores bem treinados e uma invejável infra-estrutura física. As sessões acontecem no próprio local de trabalho ou nos SESICLUBES, onde os participantes dispõem de campos e quadras esportivas, salas de ginástica, pista de atletismo e piscinas.
Para fazer a carteira do SESI, basta dirigir-se a qualquer Unidade do SESI Clube, com a cédula de identidade, carteira de sócios da Anasps ou contra-cheque, Registro / Cédula de Identidade dos dependentes e Certidão de casamento do cônjuge e 01 fotografia ¾ de cada
2 . PROGRAMA DE CRIANÇA:
Em parceria com a Petrobrás, o SESI desenvolve um programa voltado às crianças carentes na faixa de 11 a 16 anos que residem próximas às áreas de atuação daquela empresa, em Natal e Mossoró. Elas participam de atividades artísticas, culturais, esportivas e sociais, e recebem cuidados médicos e odontológicos.

PIAUÍ – A ANASPS/PI registra as sucessivas declarações do senador Freitas Neto (PFL_PI) à mídia de Teresina contra o aumento de 3,5% que o governo federal quer dar aos servidores públicos.

MARANHÃO – A ANASPS/MA registrou a cobertura da mídia de São Luís a favor da greve dos previdenciários, especialmente nos jornais O Debate, Jornal Pequeno e O Estado do Maranhão.

AMAPÁ – A ANASPS/AP informa:
1) No período de 20 a 24/08/2001 os deputados federais: Eduardo Seabra, Benedito Dias e o Senador Sebastião Rocha estiveram presentes numa reunião pública e ao ar livre (frente do prédio do INSS à Rua General Rondon, 1039) e prestaram apoio e solidariedade à Greve deflagrada no dia15/08/2001. Os parlamentares se manifestaram favorável ao movimento de reivindicação de reposição salarial dos servidores do INSS que encontram-se sem reajuste salarial há sete anos. Na oportunidade a Diretoria da ANASPS solicitou o empenho dos parlamentares na luta contra a implantação do Plano de Carreira.
2) No período de 27 a 31/08/2001 os servidores do INSS estiveram ministrando cursos rápidos sobre trabalhos manuais à clientela previdenciária. Foram cursos de: Crochê, teclado, pintura em tecido, artesanato. Tais atividades visam minorar a interrupção do atendimento aos segurados e contribuintes.
3) No dia 28/09/2001 os servidores do INSS promoveram Ação Social à frente do prédio do INSS, com a colaboração da DRT, SENAC e Polícia Técnica, conforme registros feitos pelo Diário do Amapá: “grevistas do INSS cortam cabelo de populares na rua”, O LIBERAL: “grevistas promovem ação social” e e Jornal do Dia: “grevistas realização ação solidária”. Um balanço da Ação Social:
71 carteiras de identidade;
101 cortes de cabelo;
12 carteiras profissionais.
4) A ANASPS/AP informa ainda que firmou dois Acordos de Cooperação Técnica no mês de maio/2001: São eles: Fundação Anasps – FUNPREV/AP e o SENAC/AP e Fundação Anasps – FUNPREV/AP e a Gerência Executiva do INSS no Amapá – GEX/AP

Previdência Social