Anasps participa virtualmente de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público

A Anasps, juntamente com outras entidades, participou nesta segunda-feira (18), da reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. Devido ao isolamento social, a reunião foi realizada de forma virtual, respeitando o Decreto Legislativo nº 6/2020, que decreta estado de calamidade pública em virtude da pandemia de Covid-19.

A reunião que teve como objetivo tratar de assuntos relacionados aos servidores públicos, teve a participação da senadora Zenaide Maia (PROS/RN), senador Paulo Paim (PT/RS) e a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). Para a deputado Zenaide Maia, esse é o momento de termos um olhar diferenciado para os servidores públicos, esses nunca foram e nunca serão problema para o estado. 

Já o senador Paulo Paim, propôs que sejam feitas “lives” que possam alcançar os estados e municípios na tentativa de alargar ainda mais os debates. Paim ainda destacou que, a sociedade tem um olhar carinhoso para os servidores públicos. Finalizou dizendo que a previdência, a saúde, a educação, são feitas de desses profissionais. Na visão da deputada Alice Portugal, os servidores estão cada vez mais encurralados, mas não vamos permitir que esse exército seja extinto, disse.

As entidades debateram sobre a importância da mobilização em relação a derrubado do Veto ao PLP 39/2020, que trata do congelamento salarial dos servidores. A matéria é considerada inconstitucional. Outra preocupação é o aproveitamento da situação vivida no país para que sejam contratados terceirizados, ficando sem realização de novos concursos.

Vamos nos mobilizar para que a reforma administrativa e a retomada da reforma da previdência não sejam debatidas durante o isolamento social. Bem como lutar para a derrubada do veto à ampliação do auxílio emergencial – Lei nº 13.982/20 (PL 873/20); e a MP 966/20, que dispõe sobre a responsabilização de agentes públicos por ação e omissão em atos relacionados com a pandemia da covid-19.

É inegável que vivemos um momento de exceção que necessita de medidas não convencionais na vida das pessoas no intuito de impedir o avanço da pandemia, mesmo assim, a Anasps continua trabalhando incansavelmente na defesa dos interesses de seus associados.

Previdência Social