Teletrabalho INSS: diretor de atendimento esclarece pontos importantes

Byanca Guariz

A pandemia causada pelo Covid-19, fez com que os órgãos públicos se adaptassem para implantar o regime de teletrabalho entre os servidores. O mesmo aconteceu com o INSS, que passou por alterações. Em entrevista à Anasps, o diretor de Atendimento do INSS, Jobson de Paiva Silveira Sales, esclarece o que o órgão tem feito pelos servidores.

O dirigente da pasta aponta que o órgão não teve tempo hábil para se adaptar as medidas instituídas em caráter emergencial.

A instituição foi um dos primeiros órgãos a tomar de forma incisiva a decisão pelo teletrabalho de seus funcionários. Soltou documentos muito antes de outros órgãos do governo federal e até mesmo da direção da Administração Direta do Poder Executivo e, dos próprios ministérios remetendo imediatamente a possibilidade dos seus servidores irem trabalhar em casa (isso não se trata de algo planejado. Essa ida para casa no momento de Covid-19, se trata de algo de emergência)”, disse.

Jobson pontua ainda que, as reclamações vindas dos servidores da autarquia, por falta de condição de trabalho é considerada válida, no entanto, relembra que “o instituto não teve tempo para se organizar. Quando as pessoas reclamam com razão, de que não tem estrutura, não tem situação adequada para trabalhar, a gente rememora que isso não é um projeto, e nem um gerenciamento que o INSS fez para eles irem trabalhar em casa e sim, uma necessidade emergencial”, completa.

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